Ecoturismo e Turismo de Aventura


       O ecoturismo e o turismo de aventura formam um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, segundo a EMBRATUR. Este segmento é caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que possam proporcionar a vivencia e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre. Bem como incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo também o bem-estar das populações envolvidas.
        Pesquisas apontam que o ecoturismo é o segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo aponta índices de 15% a 25% de crescimento por ano. A OMT – Organização Mundial de Turismo estima que 10% dos turistas em todo mundo tenham como demanda o turismo ecológico.
Um dos princípios do ecoturismo:
“Da natureza nada se tira a não ser fotos. Nada se deixa a não ser pegadas. Nada se leva a não ser recordações”.
        O Ministério do Turismo desenvolveu normas para os turistas aventureiros, de acordo com padrões internacionais. Também estabeleceu um certificado para o compromisso com a segurança, de procedimentos e equipamentos.
   Fica a sugestão do Blog para uma trilha no Parque de Itapuã. Criado em 1991, é uma unidade de Conservação da Natureza (Lei Federal nº 9.985/2000) que guarda uma das últimas amostras dos ambientes naturais da região de Porto Alegre. O Parque abrange cerca de 5.500 hectares, onde se pode encontrar uma diversidade de paisagens e ecossistemas compostos de morros, praias de água doce, dunas, lagoas e banhados, bem como muitas espécies raras ameaçadas de extinção, como répteis, anfíbios, aves e um expressivo número de espécies de mamíferos, entre estes a jaguatirica, a lontra e o bugio-ruivo. E este foi adotado como símbolo do Parque Estadual de Itapuã.
      A visitação ao Parque tem como foco a contemplação da natureza e a recreação. Visa á conservação da mesma e á segurança dos visitantes. Existem algumas normas a serem observadas pelos visitantes que devem ser respeitadas. Seu funcionamento é de quarta-feira a domingo, inclusive nos feriados, das 9h as 18h e os ingressos são vendidos somente na entrada do Parque, até às 17h. O Parque fica localizado na região metropolitana de Porto Alegre, distante aproximadamente 57 km do centro, no município de Viamão.
     São permitidas visitas apenas em duas áreas – Praia das Pombas e Praia da Pedreira, sendo que o número de visitantes está limitado a 350 pessoas por praia, por dia. O Parque oferece infraestrutura com banheiros, vestiários, estacionamento, churrasqueiras, serviço de vigilância e quanto a alimentação, o visitante tem que levar seu próprio lanche ou refeição. No Centro de Visitantes pode-se assistir a um vídeo sobre o Parque, além de visitara a uma exposição fotográfica permanente, com diversas imagens da Unidade de Conservação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário