O Campus Restinga promove a II Mostra Científica nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. Serão apresentados 128 trabalhos de alunos de escolas estaduais e municipais, do IFRS, do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O tema deste ano é a sustentabilidade.
De acordo com o coordenador da Mostra, Roben Lunardi, o objetivo é divulgar a produção técnico-científica dos participantes, incentivando os estudantes a desenvolverem projetos e aplicarem a criatividade e a inovação. A Mostra também é uma oportunidade de integração entre estudantes de diferentes instituições de ensino.
O evento contará ainda com palestras sobre tecnologia e sustentabilidade, apresentações artísticas e culturais e exibição de filmes no Cine Câmpus. Os visitantes poderão conhecer ainda os cursos técnicos e tecnológicos do Câmpus Restinga na Feira das Profissões.
Uma novidades da Mostra este ano é a I Competição Brasileira de Robótica Educacional - I COBRE, que reunirá participantes de institutos federais do Rio Grande do Sul (IFRS e IFSul), Goiás (IFG), Rio de Janeiro (IFFluminense) e Bahia (IFBaiano) e da UFRGS. O campeonato é uma iniciativa do Robocet, projeto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) que visa a utilização da robótica no ensino. As instituições que participarão do campeonato estão à frente do projeto, que concluirá até o final do ano a criação de um kit, com robôs e softwares, para ser distribuído na rede federal de educação tecnológica. Na competição, que será realizada no dia 1º de novembro, dois robôs lutarão um "sumô", modalidade em que os oponentes são programados para empurrarem-se até um deles sair do ringue.
A II Mostra Científica do Câmpus Restinga conta com apoio do CNPq, da Secretaria Municipal de Porto Alegre, da TVE/FM Cultura, da TV Restinga, da Severo Roth, da Minipa, da DHW e da Altera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário